Destino Brejo

Paraíba - Brasil
Top
  >  Notícias   >  TERCEIRA SEMANA DE CAMINHOS DO FRIO CHEGA AO FIM EM MATINHAS

Na terra da laranja, o turismo de aventura, a dança e a música foram também protagonistas na programação de mais uma semana da Rota Cultural Caminhos do Frio. Certamente não poderia faltar a presença marcante da fruta que é essência de Matinhas, entretanto a cidade mostrou que vai além da cultura da laranja e os turistas puderam vivenciar isso de perto em toda essa semana.

Durante a noite de abertura, o cantor e compositor Pinto do Acordeon foi lembrado e homenageado – como está acontecendo em todas as cidades que recebem a Rota Cultural. São dois anos de saudade do artista e o Caminhos do Frio de 2022 faz questão de perpetuar a obra do paraibano. Foi no palco principal que a Orquestra Sanfônica, Flor de Tangerina, tocou os principais sucessos de Pinto, sendo também um modo de Matinhas valorizar os sanfoneiros artistas da terra.

Na programação do Caminhos do Frio dessa semana a Oficina de Cordel, ministrada pela professora Fátima Vieira, e a oficina de teatro, ministrada pelo ator Thiago Rodrigues, tiveram a participação de crianças e jovens – público sempre incluído nas programações. Com Rana e Thiago Assis, também houve oficinas de Coco de Roda e outros ritmos, e oficina de Drinks, ministrada pelo empreendedor Denilton, que ensinou a elaboração de drinks à base da laranja.

A aventura dos roteiros se deu com Eco Trilha e Rapel na Cachoeira do Pinga, que teve vagas esgotadas. E para quem gosta de pedalar, curtiu 20 quilômetros de Pedal na Terra da Laranja em um passeio pelos principais pontos rurais de Matinhas. Por fim, a adrenalina foi até o último dia de atividades com a 4ª Moto Trilha da Tangerina com direito a troféu, sorteio de brindes e alimentação inclusa.

Além dos shows em todas as noites com artistas nacionais e locais, Matinhas trouxe a música ao palco com uma emocionante apresentação do Programa de Inclusão Através da Música e das Artes do Governo do Estado da Paraíba – PRIMA, que há dez anos transforma vidas através da música, e com certeza,  impactou todos os presentes que prestigiaram os musicistas.

Às noites de shows tiveram como principais nomes: Deusa Nordestina do Forró, Zezo Potiguar e Forró Cavalo de Pau agitando o público com sucessos da banda, na última noite de apresentações da Rota.

Em mais uma semana de imersão cultural, o Caminhos do Frio se despede de Matinhas que trouxe “Laranja, Arte e Cultura” para os visitantes da cidade e já se prepara para ser recebido pelo frio da acolhedora Solânea, que vem com planejamento para o evento há algumas semanas e traz consigo a expectativa do retorno da Rota à cidade.

Sobre esses preparativos, afirma o diretor de cultura de Solânea, Tiago Salvador, que está tudo sendo feito com muito entusiasmo e vontade. “Temos a característica de sermos uma cidade cultural. A cultura popular é o nosso forte, o babau, boi de reis, cantadores de viola, trios de forró pé de serra, artesanato e essa diversidade está inserida na programação do Caminhos do Frio, inclusive teremos oficinas na área de cultura popular”, contou.

“Memorial de Fé, Arte e Cultura” é o tema principal trazido por Solânea, conhecida também pelo forte turismo religioso. Tiago ressalta como é importante mostrar esse viés para os turistas e evidenciar o Padre Ibiapina, figura fundamental para a história religiosa de Solânea. “Na abertura iremos contar para o público sobre esse turismo religioso que temos aqui, abordando a ‘porta santa’ um marco e ponto turístico de Solânea. Homenagearemos Pinto do Acordeon e teremos artesanato e gastronomia também”, disse. 

“Frio e Solânea é um casamento perfeito, faz jus ao nome do evento. É considerada a cidade mais fria da Paraíba, um pedaço da Europa em nosso estado, sendo uma cidade fria com um povo caloroso, de cultura calorosa, e assim, recebemos tanto quem vem de fora, como quem é solanense, abraçando a todos de forma simples, mas com muita vontade e orgulho em apresentarmos nossa cultura”, finalizou Tiago Salvador.

 

 

A solenidade de abertura da Rota Cultural Caminhos do Frio em Solânea acontecerá no Teatro Municipal Jacob Soares Pereira no dia 25 de julho a partir das 19h.

Acompanhe a programação completa de Solânea e das demais cidades no site https://brejoparaibano.com.br/caminhos-do-frio/.

 

Próximas data do Caminhos do Frio:

Solânea – 25 a 31 de julho

Serraria – 1 a 7 de agosto

Alagoa Nova – 8 a 14 de agosto

Remígio – 15 a 21 de agosto

Bananeiras – 22 a 28 de agosto

Alagoa Grande – 29 de agosto a 4 de setembro

                                                             Reportagem Nadine Costa

(Relações Públicas e Jornalista – DRT 0004025/PB)

Comente: