Destino Brejo

Paraíba - Brasil
Top
  >  Notícias   >  Rotas Culturais são produtos de fomento do Turismo para a Região do Brejo

O Fórum de Turismo Sustentável do Brejo Paraibano, desde sua criação em 2005,  potencializa as estruturas turísticas da região, mediante propostas e ações voltadas para o reconhecimento de um destino abundante em roteiros e capacitado para a receptividade de viajantes, que desfrutarão da experiência imersiva na cultura local.

As Rotas Culturais Caminhos do Frio e Raízes do Brejo são produtos idealizados, formatados e organizados pelo Fórum de Turismo, que tem como objetivo consolidá-las no calendário de eventos da Paraíba, não apenas como um meio de suscitar a importante movimentação econômica da localidade, mas indo além, com o foco de enaltecer a cultura rica em sua autêntica existência e abrir olhares para a valorização do turismo rural e dos artistas e empreendedores locais.

 

“O Fórum de Turismo do Brejo paraibano destaca-se por organizar uma região turística considerada a maior do estado, com 19 municípios dentro do mapa do turismo brasileiro. Nosso foco é gerar emprego e renda nesse segmento e com a implementação das rotas, podemos alcançar nosso propósito de consolidar e criar novos empreendimentos de forma sustentável”, ressaltou Jaime Souza, atual presidente do Fórum de Turismo Sustentável do Brejo Paraibano. 

É missão do Fórum promover o turismo integrado por meio do desenvolvimento das novas economias, sendo estas: criativa, colaborativa, compartilhada e de multivalores, com inclusão social, inovação, diversidade, cultura e sustentabilidade, acolhendo e representando 19 municípios e três associações que juntos, cooperam na mesma finalidade. A partir de ações como estas o Fórum visa unir as cidades da mesma região, tornando-as mais competitivas, consolidando um único destino turístico; intensificando iniciativas público-privadas; criando e incentivando as políticas públicas do turismo com o fim de desenvolver social e economicamente toda a região do Brejo. 

 

 

A partir dessa mobilização do Fórum de Turismo em proporcionar a concretização das Rotas Culturais, a economia criativa da região é potencializada e conferida na satisfação de empreendedores locais quando participam de eventos como esses, e conseguem mensurar o impacto para os seus negócios devido a oportunidade aumentada de exporem para públicos mais amplos de cidades e estados diversificados. Além de possibilitar a geração de negócios locais contribuindo diretamente para o crescimento e desenvolvimento sustentável de todo um território.

O presidente da Associação de Turismo Rural e Cultural de Areia – ATURA, Leonaldo de Andrade, destacou o valor destes eventos para a região do Brejo e para os empreendedores locais. “Considero de muita importância todo e qualquer evento que venha divulgar o Destino Brejo e estamos arduamente trabalhando para fortalecer nossos empreendimentos e a economia local como todo, porque através desses eventos podemos transformar potenciais da nossa região em oportunidades. Ter um calendário de eventos faz total diferença para a região, comprovamos que todos ganham com isso e podemos ver, que a cada ano, a procura por nossos destinos aumenta,” afirmou.

 

Ao desenvolver as Rotas Caminhos do Frio e Raízes do Brejo, as feiras culturais nas cidades e outros eventos, o Fórum de Turismo do Brejo Paraibano contribui com o desenvolvimento da região no segmento econômico, de produção cultural, de colaboração social, e certamente, para o trade turístico que movimenta os negócios locais, como: a gastronomia, a arte, operadoras e agências de viagens e passeios, guias e condutores de turismo e os hotéis e pousadas, ou seja, toda uma cadeia produtiva se movimenta e se alimenta economicamente a partir dessas iniciativas. Vale ressaltar o comprometimento de cada cidade fazendo com que esse cenário seja possível, apoiando o Fórum e estando disponível para fortalecer ainda mais a região do Brejo da Paraíba.

“Com todos os nossos municípios participamos da Expo Turismo Paraíba 2022, expondo nossa cultura, histórias e vendendo nossos produtos, com isso, acredito que a partir dessa exposição e venda de produtos turísticos, nossa região tende a crescer e a tornar-se mais sustentável no meio turístico. Em setembro, o Brejo também vai ser sede da maior Feira de Turismo Rural do Brasil, a RuralTur, realizada pelo Sebrae. Para nós, é uma conquista tornar nossa região consolidada e preparada para sediar eventos em nível nacional, bem como receber com alta qualidade nos serviços, turistas o ano todo. O Destino Brejo está pronto!”, completou Jaime Souza.

 

As duas rotas estão confirmadas para este ano de 2022. A Rota Cultural Caminhos do Frio tem planejado 60 dias de vivências singulares na região. Abaixo, está o cronograma semanal em cada cidade. 

Datas do Caminhos do Frio:

Areia – 4 a 10 de julho

Pilões – 11 a 17 de julho

Matinhas – 18 a 24 de julho

Solânea – 25 a 31 de julho

Serraria – 1º a 7 de agosto

Alagoa Nova – 8 a 14 de agosto

Remígio – 15 a 21 de agosto

Bananeiras – 22 a 28 de agosto

Alagoa Grande – 29 de agosto a 4 de setembro

A programação completa pode ser acessada no site www.brejo paraibano.com.br. 

 

Reportagem Nadine Costa

(Relações Públicas e Jornalista – DRT 0004025/PB)

Comente: