Destino Brejo

Paraíba - Brasil
Top

Solânea

O QUE ESPERAR EM SOLÂNEA?

Solânea que por algum tempo tinha por nome, Moreno tem que sua fundação está datada por volta dos anos de 1750 a 1800, quando começou a ser povoada as terras do agora município. Segundo os historiadores, um dos descendentes da família Soares Cardoso Moreno fixou morada nas terras planas e assim, começou a história de Solânea.

Foi em 1926 que recebeu nome de Moreno como forma de homenagear seu fundador e foi alcançando sua independência até chegar a sua emancipação política e administrativa. Em 1953 foi o ano em que legalmente criado o município de Solânea e como homenagem a esta data de importância, a Igreja Matriz de Santo Antônio foi construída próxima a principal praça da cidade.

Segundo o IBGE, em 2018 o município contava com aproximadamente 26.600 solanenses.

“Igreja Matriz de Santo Antônio”

“Praça 26 de Novembro”

Atrativos

Igreja Matriz de Santo Antônio – Em uma ação comunitária, os moradores de Solânea se juntaram para edificar com seus próprios esforços a Igreja Matriz do município. O padre Pinto nomeou a igreja que exibe uma arquitetura gótica e é tombada pelo instituto do patrimônio histórico da Paraíba.

A igreja traz a imagem de Nossa Senhora de Fática na sua entrada e está localizada em frente à praça 26 de novembro.

Casarão Manoel Moreira – É em Solânea que segundo os moradores residia o braço direito de Lampião, Manoel Moreira. O casarão está desde o início da criação da cidade e possui mais de 60 anos, além do casarão, o espaço também abriga um oratório, que conta a história, servia para esconder as armas das rondas policiais, em um local seguro.

Há também quem diga que o casarão é mal assobrado, pois houve relatos de barulhos estranhos, vozes e até o próprio Manoel.

Localizado na Zona Rural – Sítio Olho D’água.

Bica da Mata – Também conhecida como Bica do Cano é uma área pública e está sempre disponível para visitação, para chegar até a bica precisa trilhar um caminho demarcado de mata fechada e de chão escorregadio em uma caminhada de aproximadamente 400 metros.

A água da bica é cristalina e é costumeiro os moradores da região frequentarem o espaço para desfrutar da natureza próxima a eles.

Localizada no Sítio Aldeia – Zona Rural.

Praça 26 de Novembro – 26 de Novembro de 1953 foi a data da emancipação do município e a praça, foi dado este nome como forma de homenagem e registro, ao que é o ponto mais conhecido de Solânea, que reúne os moradores nas tardes e noites para rodas de conversas, jogos ou apenas para passar o tempo.

Na praça também são realizados alguns eventos que são sediados por Solânea, a exemplo do São João e da Rota Cultural Caminhos do Frio.

Trilha das Pedras das Pinturas – As pinturas rupestres feitas por índios levam os estudiosos a crerem que estão ali por volta de 5 mil anos e o que chama ainda mais atenção de estudiosos, historiadores e visitantes, são as pedras que compõem o local.

O empilhamento rochoso deixa há muito tempo os olhos de quem vê em dúvida, se é uma formação natural ou se foram colocadas através de homens que arquitetaram de forma inexplicável as pedras uma em cima da outra.

Localização: Cacimba da Várzea – Zona Rural. 25km do Centro.

Cícero Tavares – Condutor Local: 83 99371-9467.

Teatro Municipal Jacob Soares – Os artistas sobem ao palco e encenam em Solânea, o Teatro abre espaço para espetáculos para todos os públicos, seja infantil, infanto juvenil ou adulto. As peças carregam em seu roteiro histórias voltadas para causos e horror, bem como enaltecem a cultura local.

O grupo de teatro da cidade existe desde 2012, o Facinart é responsável pela criação de cada espetáculo e ainda oferece oficinas de teatro para alunos de escolas públicas.

Construído nos anos 70, abriga espaço para mais de 300 pessoas, o teatro fica localizado na Rua Governador João Fernandes de Lima – s/nº Centro.

Santuário Padre Ibiapina – Este memorial religioso foi idealizado pelo padre José Antônio Maria Ibiapina, que se formou em direito, mas aos 47 anos decidiu entrar para o sacerdócio. O padre tinha conhecimento da situação de dificuldade que algumas pessoas viviam no município e assim decidiu ser suporte para estes, acolhendo os necessitados.

No local originou-se a primeira casa de caridade do padre, que dava assistência a quem precisava. O santuário preserva a casa onde o padre viveu, um orfanato, uma creche e uma capela chamada de casa da caridade, local em que estão os restos mortais de Ibiapina e a sala dos milagres que exibem fotos e objetos de devotos que rezam ao padre que está em fase de canonização.

Uma vez ao ano há uma peregrinação que tem início na Igreja Matriz até o santuário, cerca de 15 km de um percurso que atrai aproximadamente 12 mil fiéis.

“Pedra das Pinturas”

“Santuário Padre Ibiapina”

Gastronomia

Padaria da Quadra

Localização: Rua Epitácio Pessoa, 273 – Centro.

Horário de funcionamento: Todos os dias das 6h às 11h30 e das 13h às 19h30.

Aos domingos das 6h às 10h e das 16h às 19h

Telefone: 83 3363-2668 / 99169-1338.

Facebook: Panificadora da Quadra | Instagram: @panificadoradaquadra

Restaurante Marcos da Galinha

Localização: Sítio Peroba – Zona Rural / Br 105 s/nº.

Horário de funcionamento: Todos os dias das 11h às 23h

Telefone: 83 9118-2969 / 99863-4064 / 98137-2265.

Facebook: Marcos da Galinha | Instagram: @marcosdagalinha.

Restaurante Divino Sabor

Localização: Rua São José, 217 – Centro.

Horário de funcionamento: Todos os dias das 10h40 às 14h.

Segunda-feira a sexta-feira das 17h40 às 21h (jantar).

Telefone: 83 99653-2252 / 99127-4411.

Instagram: @restaurante.divino.sabor

Cultura

Geraldo do Babau

Geraldo cresceu vendo seu pai nas apresentações e foi ele quem o inspirou, por isso segue os passos do conhecido Dito dos Bonecos. Aos 16 anos Geraldo fez o seu primeiro boneco e começou a vender em feiras livres.

O bonequeiro iniciou suas apresentações com os bonecos que são verdadeiros patrimônios da cultura nacional e atualmente faz seus shows em feiras livres, aniversários e eventos como o Caminhos do Frio e o São João de Solânea.

São mais de 36 bonecos que o Geraldo possui no total e normalmente, em suas apresentações, ele mostra alguns de seus personagens com duração média de show ,de aproximadamente uma hora.

ATUS – Associação turística e Artesanal de Solânea

A ATUS promove o evento ‘Praça Viva’ que sempre acontece no 2º domingo de cada mês, reunindo cerca de 25 artesãos que exibem suas peças de pano, biscuit, EVA, feltro e etc. Todos os artistas são moradores de Solânea e o evento busca promover e fortalecer a economia local, e expor as artes destes artesãos.

O Praça Viva existe desde 2016 e proporciona que homens, mulheres e adolescentes expandam suas peças que com as vendas, são também um auxílio para a renda familiar.

O projeto também está em busca de uma sede para que os trabalhos dos artesãos sejam expostos durante todo o ano, por isso, as vendas dos artigos artesanais, estão contribuindo para a realização deste futuro local próprio.

Horário: Das 15h às 22h.

Telefones: 83 99314-6313 / 99187-8286.

Instagram: @atus_solaneapb | Facebook: Atus Solânea.

Mercado Público de Solânea

Com 12 mil metros de extensão é considerado pela organização do mercado, como um dos maiores do Nordeste e recebe muitas pessoas de aproximadamente 40 cidades que são fiéis às compras no mercado de Solânea, que comercializa de uma diversidade de produtos, seja gastronômico, utensílios domésticos e muito mais.

O mercado é aberto todas as quartas-feiras e sábados, uma vez a cada mês, as compras ficam ainda mais animadas com as apresentações de ‘Cultura na Feira’ que envolve os compradores com artistas repentistas e de teatro de bonecos.

Dificilmente não se encontra o que procura no mercado de Solânea, realmente as vendas são variadas e isso faz com que muitos turistas voltem mais vezes.

“Artesanato na ATUS”

“Apresentações culturais no teatro”

ACONCHEGO

Hotel Sam House

Localização: Rua Alfredo Bandeira da Costa, 196 – Centro.

Telefone: 83 3363-2010 / 99144-4685

Para reservas: 3363-2618 / 98815-1402

Instagram: @samhousehotel | e-mail:  [email protected]

Wi-Fi e Café da manhã.

Hotel Palace / Pousada do Chefinho

Localização: Rua 7 de setembro, 41 – Centro.

Telefone: 83 3363-1203 / 99321-0007

Site: Hotel Palace Solânea

Instagram: @hotelpalacesolanea / Facebook: Hotel Palace Solânea

Wi-Fi, café da manhã e garagem.

Hotel e Restaurante Tempero do Brejo

Localização: Rua Alfredo Fabrício de Oliveira, s/nº

Horário de funcionamento: terça-feira a domingo das 6h30 às 9h (café da manhã) 11h às 17 (almoço) | Terças, quartas e quintas das 17h às 20h (jantar).

Telefone: 83 99197-1940 / 98842-1257.

Instagram: @_temperodobrejo | e-mail:  [email protected]

“Hotel Palace / Pousada do Chefinho”

“Hotel Sam House”

0