Destino Brejo

Paraíba - Brasil
Top

Matinhas

O QUE ESPERAR EM MATINHAS?

Com temperatura amena, Matinhas está localizada na Mesorregião do Agreste Paraibano e na Microrregião do Brejo Paraibano, distante 135 Km da capital João Pessoa. As cachoeiras do rio Mamanguape, os laranjais, a cultura religiosa e a gastronomia presentes na zona rural atraem visitantes de todos os cantos o ano inteiro. O Município ficou conhecido nacionalmente por realizar eventos de grande porte como a Festa da Laranja/Festival Nacional da Tangerina, Rota Cultural Caminhos do Frio, Festa de Padroeiro, São João e outros.

DCIM/100MEDIA/DJI_0115.JPG

Vista aérea da cidade

Atrativos

WhatsApp Image 2022-07-06 at 10.21.19

Cachoeira do Pinga Uma das mais bonitas quedas d’agua da Paraíba é a Cachoeira do Pinga. Situada no Sítio Jurema, município de Matinhas, distante aproximadamente 3 km da cidade e 24 Km de Campina Grande, a cachoeira no período chuvoso (maio a setembro) escorre em pleno leito do rio Mamanguape, formada por uma série de três quedas d’agua que variam entre 3 e 10 metros de altura. O solo rochoso do rio e os grandes paredões de pedra que se formam em seu curso dão forma às quedas do pinga e acrescentam à paisagem um colorido todo especial. É bonito seguir o curso do rio por sobre as pedras escorregadias, sentir a água fria escorrendo entre os pés e se refrescar nas águas que caem com violência e ternura. Localizada em uma região de mata nativa bastante preservada e de serras bem íngremes, o pinga é uma beleza rara que encanta os olhos e um refúgio refrescante aos caminhantes. O local atrai amantes do ecoturismo e do turismo de aventura.

Cachoeira do Altar Localizada no Sítio Jurema, a Cachoeira do Altar é mais uma queda d’água de aproximadamente 50m, no percurso do Rio Mamanguape, município de Matinhas/PB, e leva este nome devido sua imponência e formação rochosa com características de degraus. O local transmite uma energia mística e é ideal para quem procura estar em conexão com as forças da natureza.

MATINHAS_Laranja_Artesanato

Festival Nacional da Tangerina – Realizada na sede do Município, a Festa da Laranja/Festival Nacional da Tangerina, reúne anualmente dezenas de milhares de turistas no município. O Parque da Laranja, local de realização da festa, é o segundo maior parque de eventos da Paraíba ficando atrás apenas do Parque do Povo em Campina Grande. O espaço conta com área pavimentada de 30 mil metros quadrados e anualmente é palco de grandes atrações musicais. Portanto, fica evidente a relevância no turismo de Eventos para o Estado da Paraíba.

O local é ponto turístico do município e já foi palco de grandes eventos no município como: Festa de São João, Padroeira e a Festa da Galinha e da Cachaça.

WhatsApp Image 2022-07-06 at 10.24.55

Ruínas do Engenho Eufrásio de Arruda Câmara Situado no Sítio Sapé, município de Matinhas/PB, as ruínas do Engenho de Cana de Açúcar do Coronel Eufrásio de Arruda Câmara, foi uma fazenda escravocrata erguida no século XIX.

Na época, o engenho era conhecido como um dos maiores da região brejeira. Coronel Eufrásio Arruda Câmara foi um político de grande influência no Estado da Paraíba.

Gastronomia

WhatsApp Image 2022-07-06 at 10.24.31

­­­­­­­­­­Restaurante do Inácio Camilo

Endereço: Sítio Juá de Cima – 200 m da PB 101

Horário de funcionamento: Segunda à sábado das 12h00 às 22h00

Domingos e feriados das 09h00 às 22h00

Comida regional, espaço de lazer e música.

Agendamento: (83) 99612-0898/(83) 99900-3536 WhatsApp

“A melhor buchada do brejo está aqui”.

Cultura

WhatsApp Image 2022-07-06 at 11.00.52

Localizadas na zona rural do município, as Casas de Farinha destinadas ao preparo da farinha de mandioca, é um convite a memória cultural da região do brejo. A Casa de Farinha de “Seu Matias” ainda funciona sob agendamento para os agricultores locais e seus herdeiros quando recebem visitas contam histórias memoráveis desde a sua construção até os dias atuais. As demais casas são particulares e  de associações.

WhatsApp Image 2022-07-06 at 11.01.13
1