Destino Brejo

Paraíba - Brasil
Top

Sapé

O QUE ESPERAR EM SAPÉ?

A região era abundante em vegetação com áreas de extensas matas até a colonização por senhores como Simplício Coelho. As terras que a princípio eram habitadas por índios potiguaras foi abrindo espaço para o povoamento e criação de engenhos, moldando assim o que seria o atual município de Sapé.

O início de tudo deu-se a partir da construção da linha férrea pela Great Western em 1882 que foi se estendendo à formação de dois bairros denominados como Sapé de Baixo e Sapé do Meio, ainda contando com uma localidade reconhecida por Sapé de Cima.

A origem do nome Sapé adveio do prolífero capim que ocupava as terras da região. Pelos indígenas, este capim era chamado de ‘eçape’, aquele que alumia o caminho, o que dar claridade e com as devidas modificações, atualmente, é o nome do município.

Sapé celebra sua emancipação todo o dia 1º de dezembro desde 1925 e conta com uma população de aproximadamente 52 mil sapeenses.

“Igreja Nossa Senhora da Conceição”

“Praça João Pessoa”

Atrativos

Memorial Augusto dos Anjos

Nascido em Sapé, conhecido por sua obra ‘Eu’, poeta e símbolo do município, Augusto dos Anjos é lembrado, homenageado e sua memória segue sendo disseminada em Sapé e para todos os visitantes.

O Memorial Augusto dos Anjos teve suas portas abertas em 2006 e passou a ser um expressivo ponto turístico de visitação. Nele, se pode contemplar pertences do poeta e da família, bem como aspectos de sua vida e preciosas cópias de documentos originais anexadas em uma biblioteca.

Aos turistas, o espaço de visitação vai além, e podem ter acesso à capela, local que Augusto foi batizado e apreciar o contato com o conhecido pé de tamarindo, a árvore da inspiração de muitos poemas, incluindo o celebre “Debaixo do tamarindo”.

As visitas ao Memorial são direcionadas por guias credenciados e precisam ser agendadas previamente.

Localização – Usina Santa Helena – Zona Rural de Sapé.

Horários de visitação:

Terça-feira à sexta-feira: 8h às 16h e sábado de 8h às 12h 

Domingo e feriado só por agendamento.

Ingresso
– O valor cobrado pela visitação é de R$ 2,00, voluntário. (dedicado a manutenção)

Contato – (83) 99371-4929 (WhatsApp)

Valter Júnior: (83) 99421-3010 (WhatsApp)

Igreja Nossa Senhora da Conceição – Foi em 1915 que a capela da antiga Vila de Sapé foi erguida, no entanto a então vila ia crescendo e com isso os membros da capela também. Até que os próprios moradores decidiram angariar fundos para construir uma igreja que coubesse todos os fiéis. Quanto a propriedade de terra, eles não precisaram se preocupara, já que o terreno foi cedido pelo coronel Antônio Albuquerque Uchôa, finalizando então a edificação em 1926.

A igreja está devidamente preservada e no início do século XXI ganhou novos aspectos, dirigida pelo padre José Martins de Rocha que convidou o artista plástico Cláudio Barbosa, o local foi acentuado por novas cores e imagens com pinturas sacras que levaram três meses para serem finalizadas. Ao entrar na igreja, os fiéis elevam os olhos para o teto e se deparam com a imagem de Nossa Senhora da Conceição, padroeira do município de Sapé.

Localização – Av. Comendador Renato Ribeiro Coutinho, s/nº – Centro.

Funcionamento – Todos os dias das 8h às 12h / Missas sábado às 19h30 e domingo às 7h e 19h.

Telefone – 3283-2235 Secretaria Paroquial.

Facebook – Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Sapé/PB

Memorial das Ligas e Lutas Camponesas  – A força da luta pelos direitos, os nomes e legados de fortes militâncias estão asseguradas nas lembranças reunidas no Memorial das Ligas e Lutas Camponesas, o qual é coordenado pela ONG das Ligas Camponesas João Pedro Teixeira.

No local há um acervo repleto de reportagens que dizem respeito às lutas enfrentadas pelos camponeses da região de Sapé e fatos também envolvendo a ditadura militar. O memorial também guarda pertences que eram dos militantes que incorporavam a liga da região.

O período do movimento, que se fundou em 1955, chegou até o ano de 1962 com a morte de uma grande liderança do movimento, João Pedro Teixeira e é a ele a quem pertencia a casa na qual atualmente está o memorial. Neste mesmo ambiente foi construído um espaço dedicado a formação de jovens e adultos de Sapé e regiões próximas.

Algumas doações são feitas pelos visitantes, espontaneamente, para ajuda de custos. 

Localização – Sítio Barra de Antas – Zona Rural.

Funcionamento – Segunda-feira a sexta feira das 7h às 17h 

Sábado e domingo sob agendamento.

Contato: 83 99315-9935

Praça João Pessoa – A praça é bem localizada no Centro do município com um espaço bem amplo, o destaque avistado ao longe contido no local, são as altas palmeiras que embelezam a praça João Pessoa.

Ponto do Abacaxi – José, Geraldo, Edmilson e Xuxinha são quem comandam as vendas da fruta que fica em um ponto estratégico, bem na frente do cemitério Nossa Senhora de Assunção. Esse ponto já é bem conhecido em Sapé e pelos visitantes por serem produtos dos próprios agricultores da região.

Até o tipo do abacaxi vendido é padronizado, o tipo pérola que é mais adocicado e mais suculento. Os vendedores garantem que quem compra uma vez, sempre volta e fideliza a compra pela qualidade dos abacaxis.

Localização – Rua Capitão Félix Antônio.

Funcionamento – Todos os dias das 6h às 18h.

Contato – 83 99364-9143

“Memorial Augusto dos Anjos”

“Memorial das Ligas e Lutas Camponesas”

Gastronomia

Bar da Charque

Localização: Rodovia PB, saída de Sapé para Mari.

Horário de funcionamento: Quarta-feira a segunda-feira das 10h às 20h.

Prato principal – Macaxeira com charque no espeto.

Telefone: 83 99350-9781 / 98808-1109.

Instagram: @bardacharque.pb

Rodízio de Caldo de Cana e de Suco do Zezinho

Localização: Mercado público de Sapé.

Horário de funcionamento: Segunda a sábado das 6h às 17h.

Telefone: 83 99149-8057

Rodízio de caldo de cana a R$ 2,00.

Urbano´s Gelateria 

Localização: Rua Francisco Madruga, 242 – Centro. 

Horário de funcionamento: Segunda-feira a sexta-feira das 15h às 22h.

Sábado, domingo e feriados das 15h às 23h.

Telefone: 83 99302-7090 / 99360-1581

Instagram: @urbanosgelateria

A ‘taça da felicidade’ é a mais pedida.

Brasa Burguer 

Localização: R. Osvaldo Pessoa, 297 – Centro. 

Horário de funcionamento: De terça a domingo das 18h às 00h.

Telefone: (83) 99692-4638 (83)

Instagram: @brasaburguer

Padaria Vitória

Localização: Rua Antônio Augusto Meireles, 34.

Horário de funcionamento: Segunda-feira a domingo das 5h30 às 19h45.

Telefone: 83 99133-5909 / 99444-4416.

Oferece também tortas, bolos, doces e etc.

Cultura

AMA – Associação Mulheres de Augusto 

As mulheres começaram com a associação no início de 2003 e estão inseridas no Memorial Augusto dos Anjos. As peças expostas são feitas por quatro mulheres que se utilizam desse trabalho para complementar a renda familiar, com peças de barro replicando monumentos da região e também produzem licores artesanais de tamarindo, jenipapo e abacaxi.

Localização – Usina Santa Helena – Zona Rural.

Funcionamento – Terça-feira a sexta-feira das 8h às 16h.

Sábado de 8h às 12

Domingos e feriado sob agendamento.

Contato – 99118-1485 / 98771-9841

Reis do Babau

De sorriso largo e a vitalidade, Severino Alves ou apenas seu Reis, se apresenta com os babaus desde muito novo. Começou quando brincavam com o seu vizinho de nome Alcino, que mostrava para ele os bonecos e deixava o então menino de seis anos, embarcar naquele mundo de arte. Foi aos 14 anos que seu Reis se viu sem o seu vizinho que viera a falecer e assim assumiu a responsabilidade aprendida e, iniciou as suas apresentações desde então. Na última contagem tinha ele 32 personagens de babaus que junto com o primo e filho, se apresenta em escolas, creches e eventos.

Localização – Rua Silvio Gomes Soares, 63 – Bairro Abel Cavalcante.

Contato – 83 99371-3251

Apresentações sob agendamento.

Grupos de Ala Ursa

Movimento de tradição cultural, Sapé ainda guarda grupos que encantam o município e se organizam em associações independentes. Além de conservar o movimento, os grupos também reúnem jovens e adolescentes com a conscientização social de mantê-los participantes, estimulando na aprendizagem de instrumentos, a fazer fantasias, máscaras, ofertando oficinas e conservando estes jovens em ocupações. São 10 grupos em Sapé e o grupo Urso Branco é quem representa o município em outros lugares, participando de carnavais em João Pessoa, Rio Tinto, Guarabira e onde são convidados. Uma característica interessante do grupo é que os integrantes fazem suas fantasias também de forma manual e utilizando de materiais sustentáveis e reaproveitados.

 

Grupo de Mulheres Nossa Senhora dos Remédios

Em 2015, seis mulheres decidiram se reunir para produzirem produtos medicinais naturais, estes, feitos a base de juá, angico, jatobá, babosa e outras matérias primas que ao serem transformadas, ficam a venda no Memorial Augusto dos Anjos e a venda em feiras agroecológicas de João Pessoa, no Campus I da Universidade Federal da Paraíba todas as sextas-feiras a partir das 5h próximo ao Restaurante Universitário. Os produtos são diversos como xarope de unha de gato, shampoo de juá, sabonete de juá, entre outros que são produzidos pelo Grupo de Mulheres Nossa Senhora dos Remédios.

Contato – 83 99172-2658 / 99315-9935

Associação Sapeense Mãos de Pérola de Artesanato – ASMP

Há mais de uma década, mulheres de Sapé e cidades circunvizinhas se reúnem para se dedicarem à arte e conseguir complementar a renda familiar. São ao todo 30 associadas divididas entre crochê, bonecas de pano, biscuit, cordéis sobre Augusto dos Anjos e além desses artigos, as mulheres se empenham na culinária como outra alternativa. Entre seus pratos estão as comidas regionais, doces caseiros de mamão, abacaxi, frutas da época e licores de cajá, jenipapo, café entre outros sabores.

Localização – Av. Comendador Renato Ribeiro Coutinho, s/nº – Centro (Pavilhão Central).

Funcionamento – 1 º final de semana de cada mês. Sexta-feira das 8h às 16h e sábado das 7h às 13h

Contato – 83 99352-7198 / 99317-0242

Instagram – @as.m.perolas || e-mail – [email protected]

“Artesanato na ASMP”

“Apresentações no Memorial”

ACONCHEGO

Pousada Vila Arco-íris

Localização: Ruas Coronel de Sousa, 6 – Centro.

Horário de funcionamento: 24h

Telefone: 83 98804-0775

E-mail: [email protected]

Wi-Fi e estacionamento.

Hotel Central

Localização: Av. Comandante Renato Ribeiro Coutinho, 1664 – Centro.

Telefone: 99138-5211

Estacionamento.

“Pousada Vila Arco-íris”

“Hotel Central”

0