Destino Brejo

Paraíba - Brasil
Top

Alagoa Nova

O QUE ESPERAR EM ALAGOA NOVA?

A conhecida ‘Esmeralda dos Bultrins’, Alagoa Nova, está situada em uma posição geograficamente favorável, entre o Agreste e Borborema, próximo a região da grande Campina.

1

Vista aérea da cidade

A região era primitivamente habitada pelos índios Bultrins, da nação cariri. Foi fundado um aldeamento, a Aldeia Velha, posteriormente chamado de Bultrin.

 Em 1763 o governador Francisco Xavier de Miranda Henrique concede as terras do Olho D’Água da Prata, vizinhas ao aldeamento Bultrin a Maria Tavares Leitão e seu filho, o alferes José Abreu Tranca. O distrito foi criado com a denominação de Alagoa Nova, pela lei provincial nº 6, de 22 de fevereiro de 1837 e instalado em 27 de fevereiro de 1851, subordinado ao município de Campina Grande. Foi elevado à categoria de vila com a denominação de Alagoa Nova, pela lei provincial nº 10, de 5 de setembro de 1850, desmembrado de Campina Grande, com sede no núcleo de Alagoa Nova. distrito sede.

O município foi palco da Revolta do Quebra-Quilos, em 1874. Nesta ocasião, o arquivo da prefeitura foi incendiado, o que fez com que parte da história do município fosse perdida.

Em 5 de junho de 1900, foi extinta a vila de Alagoa Nova. Foi novamente elevado à categoria de município com a denominação de Alagoa Nova, pela lei nº 215, de 10 de novembro de 1904.

Atrativos

2

Portal Pedro Moreno Gondim Quem chega a Alagoa Nova tem que passar pela beleza arquitetônica do Portal na entrada da cidade, este que leva o nome de Pedro Moreno Gondim, alagoa-novense e ex-governador. A influência para a construção do portal vem do período dos engenhos, sendo as colunas duas chaminés ou como popularmente chamam, “bueiros”, acima uma moenda, peça presente no maquinário dos engenhos, no entorno os bancos no formato de moenda com uma calçada para a prática da caminhada.

3

Parque da Lagoa “Manuel Pereira” – O Parque da Lagoa teve sua urbanização iniciada no ano de 1998, foi um trabalho persistente e minucioso, o local que segundo historiadores servia de descanso para os tropeiros que vinham de outras cidades e aproveitavam a passagem por Alagoa Nova, para descansarem e dar água aos cavalos, burros e mulas que naquele tempo serviam de transportes para os fardos de algodão, produtos agrícolas e especiarias que eram comercializadas do sertão para o agreste.

Conhecida também por ‘Lagoa de Joca Patrício’, o local antigamente guardava lendas como: a ‘Mãe D’água’, a bola de fogo, os gritos no pé-de-cajá e o famoso quebra-osso.

O local é ponto turístico do município e já foi palco de grandes eventos no município como: Festa de São João, Padroeira e a Festa da Galinha e da Cachaça.

4

Balneário Rio Água VivaLocalizado na divisa entre Alagoa Nova e Areia o local abriga uma vasta mata, tobogã e piscinas naturais, área de camping, chalés e o tradicional almoço regional.

6

Cachoeira da Boa Vista – Situada na zona rural de Alagoa Nova, a Cachoeira da Boa Vista fica cerca de 8 km distante da zona urbana do município.

Com uma vasta mata ao redor, a Cachoeira tem uma queda d’água de aproximadamente 50 metros, tornando o local o ponto certo para o encontro de trilheiros e turistas. Além do rapel quem visita o local é contemplado com várias trilhas, o contato direto com a fauna e flora e uma imagem impressionante.

5

Trilha da “Mata Grande”A cidade abriga diversos locais para a prática de trilhas, com suas serras e áreas de mata fechada a zona rural é propícia para a prática dos mais diversos tipos de trilhas e esportes radicais, como ciclismo, mototrilha e ecotrilha.

7

Ruínas do Engenho Olho D’água – Engenho Olho D’água “do apogeu da cana-de- açúcar ao esquecimento histórico”.

Na metade do século XX o município de Alagoa Nova viu melhores dias com o apogeu da cana de açúcar e contou com vários engenhos, um deles o olho d’agua, o mais próximo da cidade.

O engenho pertencente ao senhor Mário Lima, produzia bastante rapadura e aguardente e os produtos eram vendidos no próprio engenho e parte era comercializada em Campina Grande.Só concorria com a produção do engenho olho d’agua os engenhos da cidade de Areia, que também produziam cachaça e rapadura em quantidade. Vendendo inclusive para Campina Grande, Massaranduba, Esperança e região.

O engenho era símbolo do progresso, da agricultura canavieira, empregou muitas pessoas, a rapadura e aguardente eram os carros-chefes e contribuíam com a renda do município, atualmente o engenho está em ruínas, aguardando um projeto para reforma e recuperação total do seu interior.

Atualmente o prédio está em ruínas, aguardando o levantamento para o projeto de reforma e revitalização do local.

8

Barragem “Nova Camará”Construída entre os anos de 2000 e 2002, a Barragem de Camará guarda lembranças tristes para várias cidades do brejo, em 2004 parte da sua estrutura cedeu, desabrigando várias famílias e causando a morte de 6 pessoas.

O fato ganhou repercussão nacional, tendo que ser solicitada ajuda no Ministério da Integração na ação de assistência as famílias.

Após uma longa briga judicial, a obra foi retomada e reinaugurada em 2016, à espera do seu potencial máximo para que a água possa chegar as cidades por ela abastecidas.

Gastronomia

11

­­­­­­­­­­Restaurante Dona Berna

Endereço: Sítio São Tome – PB 097

Horário de funcionamento: Sábado, domingo e feriados das 10h00 às 17h00 

Comida regional, espaço de lazer e música. 

“A melhor Galinha de capoeira da região”.

13

Restaurante Quinta do Sabiá

Endereço: Sítio São José – às margens da PB 097

Contato: 83 99174853 

Horário de funcionamento: agendamento.

20210711_144750

Restaurante Pesque e Pague – Restaurante Rural

Endereço: Sítio São Tomé – PB 097 

Horário de funcionamento: Sábado, domingos e feriados das 7h00 às 17h00

Comida regional, pesca esportiva, redário, píer, música ao vivo e cantinho rústico.

“A melhor tilápia desossada da região”.

Cultura

14

Composta de adolescentes remanescentes dos programas sociais como PETI e PRO JOVEM, o Grupo de Dança Os Bultrins existe há mais de 20 anos no município com a participação de jovens, assistidos por profissionais da dança, trazendo em sua trajetória o foco nas danças folclóricas e regionais, com apresentações por todo o estado.

15

A tradição no artesanato em Alagoa Nova vem de muito tempo, desde a tradicional Escola Doméstica com apoio da Escola de Agrícola, tem suas raízes nas mulheres rendeiras que são responsáveis por seguir com a tradição desta cultura para várias gerações.

Além do bordado, Alagoa Nova dispõe da tecelagem, tricô, crochê e macramê, tipos de artesanato fundamentais para geração de emprego e renda de várias famílias

Aconchego

16

Pousada Quinta do Sabiá

Endereço: às margens da PB  097

Telefone:(83) 99174853 (WhatsApp)

Instagram: @quintadosabia

16+1

Hotel Di Cavalcanti

Endereço: Entrada da cidade às margens da PB-097.

Telefone: 83 98203-7982

Instagram: @hoteldicavalcanti 

0