Destino Brejo

Paraíba - Brasil
Top

Rota gastronômica do Brejo: experiências de gustativas inesquecíveis da Paraíba

O Brejo Paraibano possui um conjuntos arquitetônicos peculiares, tanto urbanos como rurais, com igrejas, museus, prédios públicos, fazendas e engenhos que fabricam rapadura, açúcar mascavo e as famosas cachaças. O visitante dessa região se encontra com a história e a cultura, e ainda mais, quando se permite experimentar os sabores do brejo que consegue unir em uma única região, pratos típicos da zona rural com pratos mais elaborados e sofisticados, construídos com ingredientes peculiares. Alguns restaurante proporcionam mais do que sabores mas também saberes, com resgate do passado, que marca o nascedouro das famílias do brejo. Programar uma viagem ao brejo com foco na gastronomia, é certo que o turista também vai saborear história.

Para unir tudo isso em um único roteiro, foi criada pelo SEBRAE a rota gastronômica do brejo. A iniciativa apresenta a riqueza da cozinha regional nas cidades que integram o projeto, além de contribuir para a evolução dos negócios empresariais da região.

O Engenho Várzea do Coaty existe desde 2008 e está localizado na zona rural de Areia, distrito de Santa Maria. É um espaço com história e regionalidade. A Casa Grande é de 1920 com arquitetura inglesa e uma das primeiras casas construídas com cimento. Outra característica peculiar é que o equipamento turístico ainda possui o quarto do caritó, dedicado à moças virgens que não casaram ainda jovens e que deu origem à expressão “ficou para o caritó”, com origem o século XVI. O piso de ladrilho da Casa Grande é original, assim como as paredes largas, característica das construções da época. A visita é acompanhada por um guia que conta as histórias que envolvem a família e o atrativo.

A Várzea do Coaty abriga ainda um restaurante regional que oferece forró pé-de-serra e pratos diferenciados, como: Gratinado ao Sol da Várzea (carne de sol, creme branco e banana grelhados ao forno) desenvolvido para o projeto Saberes e Sabores. As sobremesas também são naturais com doces caseiros de frutas da época e ainda de leite, produzido a partir dos animais da propriedade. Os alimentos consumidos no restaurante também são oriundos de famílias da região que atuam na agricultura familiar. Horário de atendimento: 100% por agendamento todos os dias.

A Casa do Doce também está localizada na cidade de Areia. Existe desde 2011 e oferta 82 sabores de doces, entre os mais exóticos, estão: doce de tomate, maçã com triunfo, Mais Brasil (banana, abacaxi e suco de laranja), geleia de tamarindo com pimenta, e a geleia atrevidinha (laranja, gengibre e cachaça). A empreendedora Maria Esther Vilar é a idealizadora de tudo isso e é ela quem recepciona os turistas – que chegam a 300 por final de semana, e mostra os detalhes e cuidados com a fabricação dos doces. O doce mais conhecido e procurado na casa do Doce é a MACACADA, doce feito com banana, coco, rapadura e canela, envolvido com queijo coalho assado, misturando os sabores doce com salgado. Ela ainda joga por cima: mel de engenho e canela.

A Casa do doce fica no Sítio Macaíba, S/N, Zona Rural de Areia. Horário de Funcionamento: das 8h às 17h não fecha para almoço. Funciona todos os dias com exceção do dia 1 de janeiro.

O Terraço Lisboa Bistrô e Café iniciou em junho de 2012 e fica localizado na rua Cônego Cristóvão, 430, no Centro de Bananeiras. Com um cardápio sofisticado, a empreendedora Neide Lisboa revela quais os pratos que os turistas mais gostam: bacalhau português importado e tilápia regional. Os pratos são criação própria. O diferencial desse restaurante está na cultivação dos alimentos. Tomates cereja, couve, salsa, tudo é orgânico e cultivado no quintal da casa da proprietária.

Entre os pratos internacionais mais saborosos do restaurante está o Polvo à Lagareiro (feito no lagar). Um prato divino que agrada qualquer paladar mais exigente que seja. Duas vezes ao ano alguns pratos são alterados conforme a estação para agradar paladares e ofertar experiências diferenciadas aos visitantes.

O Restaurante Sabor Camponês vem para atender ao desejo de turistas que gostam de comidas regionais saborosas e orgânicas. Com cuidados especiais que impactam diretamente no sabor dos pratos. O prato principal do restaurante é a galinha caipira. O que diferencia de outros locais, é que a galinha de lá é criada no quintal do restaurante, alimentada por comida de panela e água fresca. Nada de ração. Os alimentos são comprados por produtores vizinhos que não utilizam agrotóxicos em suas plantações. Entre os pratos mais procurados e famosos do restaurante, estão:

A Galinhada cabocla, que acompanha feijão verde, arroz refolgado, farofa de batata doce, arroz vermelho ao leite, vinagrete, espaguete.

A Galinha de panela na batatinha, acompanhamento: feijão verde ou de corda, arroz refolgado, espaguete, arroz vermelho ao leite.

A Galinha acervejada (mesmos acompanhamentos).  O restaurante Sabor Camponês fica localizado na Zona rural de Guarabira, na PB057 – sentido Guarabira-Araçagi, na curva dos eucaliptos, entra a direita na igreja amarela. Comporta grupos no total de até 80 pessoas. Funciona de domingo a domingo, das 11h30 às 14h30 – aos domingos até as 16h. Datas comemorativas é aberto, com exceção do Natal. Esses foram alguns restaurante que fazem parte da Rota Gastronômica do Brejo, mas a seguir estão outros empreendimentos que ofertam mais experiências ao paladar.

Todos os contatos de empreendimentos da Rota Gastronômica do Brejo:

Areia

Restaurante Aroma da Serra : (83) 9.9652-4377 | 9.9939-0743 (Conceição)

Restaurante Rural Vó Maria: (83) 9.8826-8208 (Luciana Balbino)

Restaurante Azul Histórico : (83) 3362-1238 | 9.9931-9861 (Maria Júlia)

Restaurante Bambu Brasil: (83) 3362-1559 | 9.8787-1190 (Leonardo Andrade)

Restaurante Várzea do Coaty : (83) 9.9972-3130 ou 9.8817-7803 (Maísa Melo)

Restaurante Barretão : (83) 9.8735-5711 (Raimunda)

A Casa do Doce : (83) 9.8817-6755 | 9.9129-8562 (Esther)

Restaurante Aconchegar’t  : (83) 9.8897-4662 (Lêda Maria)

Bananeiras

Terraço Lisboa Bistrô & Café : (83) 9.9820-2505 | 9.9829-0006 (Neide Lisboa)

Restaurante Flor de Mangará : (83) 9.9179-7027 | 3367-1654 (Verônica)

Restaurante Rural Bica dos Cocos: (83) 9.9861-4228 (Neném)

Guarabira

Restaurante Rural Sabor Camponês: (83)  99833-8317 ou 9.9944-6272 | 9.9623-8618 (Maria das Graças)

“Costela de bode na Cachaça”

“Peteca e Escondidinho de banana com carne de sol”

Comente: