Destino Brejo

Paraíba - Brasil
Top

Serraria

O QUE ESPERAR EM SERRARIA?

Moradores e historiadores revelam que serraria ganhou destaque como tal a partir de 1851. O povoado localizado no alto de uma serra era conhecido como Espinhaço do Brejo, sendo o caminho para as pessoas que vinham do Sertão e que tinham como destinos Guarabira ou Mamanguape. O povoado teria surgido a partir da instalação de uma serralheria por Manoel Birindiba que, posteriormente, daria nome ao lugarejo de maneira adaptada.

O estabelecimento teria sido destruído e em seu lugar, erguida a igreja matriz do Sagrado Coração de Jesus, no coração da cidade.  Naquele mesmo ano é construída por Firmiano Fernandes a capela de Nossa Senhora da Boa Morte, favorecendo o desenvolvimento do povoado. Serraria se destacou pelo plantio de cana de açúcar, agave, fumo e café, chegando a exportar agave para Europa. Já registrou o funcionamento de 42 engenhos até a década de 1980, produzindo rapadura e cachaça.

Serraria está localizada na Microrregião do Brejo Paraibano a 89 km de João Pessoa. Com uma população de pouco mais de seis mil habitantes. Estando a 612 m acima do nível do mar o frio é uma marca da cidade. As baixas temperaturas são de maio à agosto, chegando a 15° com sensação térmica de 12º. Moradores antigos dizem já ter presenciado chuvas de granizos.

“Casarão de Engenho Baixa Verde”

“Engenho Martiniano”

Atrativos

Engenho Martiniano Cachaça Cobiçada – A cachaça existe desde 2005. O engenho produz 140 mil litros de cachaça por ano e comercializa na Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco.

A visitação ao engenho, o turista conhece todo o processo de produção da Cachaça Cobiçada: corte de cana, moenda, fermentação, alambique, aquecimento, condensação e engarrafamento. Antes de ir para o comprador final a cachaça passa pelo processo de envelhecimento de 90 dias. A marca oferece 3 tipos: Cristal transparente, umburana (amarelada) e a Premium, envelhecida em barril de carvalho, em que a cor e o gosto são semelhantes ao wisky.

Localizado em Martiniano Rodovia PB85 s/n Zona Rural de Serraria.

Contato: 99941-5649 / 999149924

[email protected]

Facebook:  @cachacacobicadapb

Instagram: cachacacobicadapb

Portal da Glória – Monumento construído em homenagem ao ex-combatente José Diogo Pereira. Ele pertencia ao 22 BC em João Pessoa, integrou FeB em fevereiro de 1945. Participou da 2ª guerra mundial na Itália, contra a Alemanha. O local tem um busto em sua homenagem. Ele morreu aos 76 anos, em 1998. Portal da Glória se refere ao feito de glória de retornar para casa pós guerra. O espaço tem a arquitetura de granito paraibano e bronze.

Sítio Trincheiras – O sítio Trincheiras é um espaço privado onde mora o senhor Roberto Cavalcanti, ex-prefeito da cidade e alguns familiares. Apesar de ser um ambiente particular, seu Roberto tem prazer em receber turistas que vão à cidade. Seu sítio está localizado numa área elevada de onde se consegue ter uma vista 360 graus da região, e assim, visualizar as cidades de Areia, Remígio, Arara, (Zona Norte), Guarabira (frei Damião), Serra da Raiz, Belém, Pirpirituba e até luzes de Mari (zona Rural), Pilões, Solânea e Bananeiras. Ele mostra pés de café, serve suco de amoras e conta a história da cidade e seus ilustres moradores.

Loca: Sítio Trincheiras, zona rural de Serraria.

Telefone: (83) 99601-1011 (Roberto Cavalcanti)

Horário: visitas por agendamento

Matriz do Sagrado Coração de Jesus e Praça Antônio Bento – Localizadas no centro da cidade, a praça é marcada pela presença de um obelisco, uma moldura e uma roda de moinho em referência à vasta quantidade de engenhos da região. Em relação à Igreja, antes foi uma humilde capela da qual existia um altar em louvor a Nossa Senhora da Boa Morte. A população de Serraria é predominantemente Católica.

Engenho Baixa Verde – Construído em 1883 pelo então Sr. Joaquim Miranda de Melo e sua esposa Nazinha Espínola é um dos acervos arquitetônicos mais completos encontrados na arquitetura colonial rural do Nordeste.

A arquitetura é imponente e guarda os seus aspectos originais como: Casa-grande; Capela; Casa de hóspedes; Senzala; Barracão; Terraço e depósito para secagem e armazenamento do café; Engenho com moenda, sala de fermentação e alambique para destilação da Cachaça Vila Real e todo um conjunto arquitetônico que faz do Engenho Baixa Verde uma verdadeira volta ao passado onde as belezas do período colonial ficam evidenciadas em cada detalhe de sua construção com a presença das suas “eiras e beiras” e seus ricos detalhes esculpidos nas fachadas.

A visitação é GRATUITA.

Próximo a esse Engenho você encontra a Mata do Grilo, que tem preservação ecológica e um atrativo especial: A Pedra da Furna, antigamente usada como abrigo pelos índios.

Gastronomia

Mirante 360º

Sítio Macaíba S/N | 99981-1645 / 99319-6531 (Erasmo Rocha)

Horário de funcionamento:  sábados, domingos e feriados, das 10h até quando houver clientes.

A Taberna Bar

Faz almoço e petisco no geral com música ao vivo nos finais de semana.

Localizado: Rua Maria Duarte Lima, 45 – Centro. 99802-1633

Instagram: @tabernabar

Horário: Terça à domingo das 11h às 3h.

Cultura

Serraria é destaque pela promoção de Cavalhadas, conhecidas pelo nome de Corrida das Argolinhas, e ainda pelos torneios de futebol amador. A população de Serraria é predominantemente Católica. A sua principal festa religiosa é promovida no dia 31 de dezembro, data consagrada ao Sagrado Coração de Jesus.

Na pintura, o Edson é um artista jovem que se destaca pela sua habilidade nata. Suas pinturas em tela tem como temas centrais paisagens rurais de serraria e tem como marco o colorido. O impressionismo também está presente. O artista expõe em eventos culturais de Guarabira e João Pessoa e leva Serraria para todos os lugares do mundo, tendo obras espalhadas pelos Estados Unidos, Recife, São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco.

No artesanato, Rosa Maria está entre as artesãs mais atuantes da cidade. Produz peças com materiais de emborrachados, tecidos, lãs, plásticos, reciclado, bordados, pontos de bordados. Trabalha na produção de arranjos florais, bonecas de lã, bonecas de EVA, decorações de utensílios domésticos de EVA, além de almofadas com ponto oitinho.

“Artesanato de ponto oitinho”

“Cachaças Artesanais”

0