Destino Brejo

Paraíba - Brasil
Top

Serra da Raiz

O QUE ESPERAR EM SERRA DA RAIZ?

Lugar de buscas incessantes por ouro e pedras preciosas, no passado, teve como um dos primeiros colonizadores, o Major Costa, este foi quem construiu uma modesta indústria de beneficiamento e fiação de algodão. Assim o povoado foi crescendo e outros prédios foram construídos ao redor, levando forma as terras de Serra da Raiz.

O município era até o início do século XX, pertencente à Guarabira, alcançando sua emancipação em meados do mesmo século, no ano de 1959. Atualmente, conta Serra da Raiz, com uma população estimada de aproximadamente 3.140, com área territorial de 29,082 km2

“Paróquia Nosso Senhor do Bonfim”

“Verde da área rural de Serra da Raíz”

Atrativos

Loca da Negra – A Loca da Nega está situada no Sítio Cardoso, em Serra da Raiz. O local carrega muitos mistério e histórias que fazem parte da cultura do município. O nome foi atribuído, pela lenda contada que uma negra se escondia naquela área rochosa, já que sofria perseguição de colonizadores.                                                                                                 O enredo final conta, que a mulher ficou escondida até sua morte e assim, eis o nome do lugar  “Loca da Nega, que relembra a história.

O acesso é livre, guia Bem-hur ou Edson (83) 9157-2454.

Cruzeiro – A visitação ao cruzeiro da cidade é aberta ao público e de lá, os visitantes possui uma visão panorâmica, em que se consegue observar a igreja local e a lagoa da cidade. A construção do cruzeiro marcou a passagens dos séculos, de XIX para XX.

Lajedo do Alto – Nascer do Sol – Beleza natural e desfrutada coletivamente no município de Serra da Raiz. O astro rei é esperado em um encontro coletivo às 5h da manhã, ao som de música e gratidão. O nascer do sol é um momento para começar bem o dia na cidade, com vista para uma incrível paisagem.

Local: Lajedo do alto(mirante), no sítio Bom Jesus.

Gastronomia

Fabinho’s bar e restaurante

Localização: Rua Major Costa, 484. Centro.          

Horário de funcionamento: De quarta à quinta-feira das 12h às 22h; Sexta à domingo das 8h à meia-noite.

Telefone: (83) 99168-4000

Instagram: @fabinhosbar

Caldo de Cana e Lanchonete Nossa Senhora Aparecida

Localização: Rua major Costa, 14, Centro.

Horário de funcionamento: Das 7h às 21h.

Telefone: (83) 99403 – 3211.

Cultura

Faz parte da cultura do Brejo a fabricação caseira do licor e em Serra da Raiz não é diferente, pois lá, tem empreendedor que leva esse símbolo de herança para toda região e a outros lugares.

Aluísio Afonso fabrica 12 sabores de licor, como de tamarindo, café, malva rosa, uva, entre outros. Na produção caseira, Aluísio não utiliza de nenhuma espécie de corante e todo o trabalho é desenvolvido manualmente. E não apenas no Brejo ou Paraíba, mas os licores caseiros de Serra da Raiz já alcançaram outros estados, a exemplo de alagoas e Rio de Janeiro.

As raízes e troncos que eram descartados e já não possuíam utilidades, se tornaram motivo de arte para o José Ferreira, que começou com pequenas peças e hoje, já expõe no museu da cidade.

Troncos de umburana, ipê, madeira nova e muitas outras que reaproveitadas, começaram a tomar outras formas nas mãos do artesão, a partir de 2008 e, até então, já produziu cerca de 400 peças que são exibidas no festival da cidade e também já chegaram até à França. As obras são expostas no museu do Homem Serrano em Serra da Raiz que além das artes do artesão, tem como principal objetivo conscientizar a comunidade do patrimônio histórico.

“Boi de Reis na Serra”

“Licores Artesanais”

1