Destino Brejo

Paraíba - Brasil
Top

Pirpirituba

O QUE ESPERAR EM PIRPIRITUBA?

Piripirityba era como a atual Pirpirituba era chamada inicialmente, que em português significa “juncal, junco abundante”, o nome foi atribuído pelos índios tupi, habitantes local da época.

O município era distrito de Guarabira desde 1892, tendo apenas em 1953 a sua emancipação anunciada. Sobre a história, pouco se sabe, porém, compreende-se que fazendeiros estabeleceram suas propriedades e nelas os primeiros núcleos de população, as terras se desenvolveram rapidamente, graças a plantação e comercialização do algodão.

A população estimada de Pirpirituba passa de 10 mil habitantes.

“Igreja Nossa Senhora do Rosário”

“Cachaças tradicionais”

Atrativos

APISMEL– A Associação de Apicultores e Meliponicultores da Região do Brejo (Apismel) está localizada no Sítio Alto da Matriz, Zona Rural de Pirpirituba e é um forte atrativo da cidade, tendo em vista a grande quantidade de mel produzido no próprio local.

Na associação há um conjunto de colmeias que formam um apiário e que produzem cerca de 12 tonelada de mel por ano. A Apismel também comercializa pólen, própolis, mel em sache e outros produtos fitoterápicos e 100% naturais. O produto também é fabricado, a partir de outros apicultores da região.

Telefone: (83) 98820-8565 / 98741-5193

Loja do Cachaça D’dil– Em Pirpirituba, a cachaça pode ser adquirida diretamente da loja, oferecendo o produto tradicional. A Loja da Cachaça D’dil é moderna e apresenta uma diversidade em embalagens que são excelentes para ser entregues como presentes.

Além da cachaça tradicional, a loja comercializa a cachaça de umburana, no sabor canela e versões empalhadas com fibra de bananeira e palha de bananeira.

Funcionamento de segunda à sábado das 7h30 às 17h30.

Localizada na Rua Celso Cirne, 45, Centro.

Telefone: (83) 3277-1081.

Loja da Cachaça Serra Limpa – Os prêmios estampados na parede da loja, caracterizam a qualidade e tradição da Cachaça Serra Limpa. A loja oficial da cachaça se encontra em Pirpirituba e já tem mais de 20 anos de existência.

As mais vendidas são as cachaças tradicional e a envelhecida em barris de carvalho, as embalagens diferenciadas atraem os visitantes pelas belezas nas peças, revestidas de cimento branco, palha de bananeiras e ainda as miniaturas de vidro com apenas 50ml.

A loja funciona de segunda à sexta das 7h30 às 11:30 e das 13h à 17h e sábado das 7h30 às 17h.

Localizada na Rua Celso Cirne, 163 – Centro.

Telefone: (83) 3277-1153 / 98790-0445.

Gastronomia

Restaurante Café na Fazenda

Localização: Sítio 2 irmãos – Pirpirituba.

Horário de funcionamento: Domingo e segunda até às 16h ou por agendamento.

Telefone: (83) 98896-4975 / 98637-7815.

Instagram: @cafenafazendaoficial

Wi-fi gratuito.

Casa da pamonha

Localização: Rua Celso Cirne, 127- Centro.

Horário de funcionamento: Segunda à sábado das 5h às 19h e feriados.

Telefone: (83) 98865-5948 / 98788-8913.

Facebook: Casa da Pamonha.

Facebook: Flor do Mangará | Insta: @flordemangara | email: [email protected]

Cultura

A cultura do artesanato se tornou parte da vida do artesão Antônio Trajano, que aos 65 anos encontrou em suas obras um meio de realização. Suas peças são todas elaboradas a partir da madeira e do coco, e desses materiais, ele fabrica peças em formatos de aviões, carros e utensílios de cozinha.

Uma particularidade do artesão é que muitas de suas ferramentas de trabalho, ele mesmo fabrica e dá forma ao material bruto. A oficina de Antônio está localizada na sua própria casa e apesar de modesta, é lugar de muita criatividade e belas obras.

A religião é integrante da história do município e as igrejas são manifestações dessa verdade. Construída no topo mais alto do monte, no Sítio Dois Irmãos, a Igreja Nossa Senhora de Fátima foi construída em 1953, sendo fruto de uma promessa.

Paulo Lucena era o atual dono da fazenda dois irmãos e a pedido de sua cunhada, ergueu a formosa igreja. Atualmente acontece caminhadas em direção centro-capela, batizados e até celebração de casamentos. Da igreja também se tem uma vista exuberante de paisagens naturais.

As diversidades de flores e as muitas peças em artesanato, constituem a Florart em Bananeiras. Um harmonioso ambiente que aparenta ser um grande jardim, montado por espécies de plantas que dão coloração e vida ao lugar.

“Artesanato de madeira de Seu Antônio”

“Cachaças Artesanais”

0