Destino Brejo

Paraíba - Brasil
Top

Guarabira

O QUE ESPERAR EM GUARABIRA?

A conhecida ‘Rainha do Brejo’ é a maior cidade do interior da Paraíba e uma das mais populosas do estado. Geograficamente, Guarabira, não está inserida na região Brejo, contudo é uma forte referência política para a localidade, por isso, é politicamente incluída nesse cenário.

Fundada em 1694, teve como primeiro nome Vila da independência, sua origem se deu sob as terras do Engenho Morgado, iniciando assim, as primeiras construções residenciais. Só em 1887 ocorreu a emancipação de Guarabira que foi, por sua vez, elevada para a categoria de cidade, no dia 26 de novembro. Tem por padroeira, a Nossa Senhora da Luz, a qual também atribui o nome da Catedral nossa Senhora da Luz, principal diocese da cidade.

“Catedral Nossa Senhora da Luz”

“Casarão da Cultura”

ATRATIVOS

Memorial Frei Damião – A maior cidade do interior paraibano ressalta em cada local, a sua história e sua base religiosa, por isso, os viajantes que chegam à Guarabira, têm por referência de destino, a estátua de, aproximadamente, 32 metros de altura total, do Frei Damião de Bozzano que é o principal atrativo do Memorial Frei Damião.

O Memorial está alicerçado na Serra da Jurema e foi idealizado pelo arquiteto Alexandre Azevedo em parceria com Gilberto Guedes, arquiteto paraibano. Em sua base o visitante já poderá entender, por meio de exposição de fotografias e objetos, quem era o Frei Capuchinho e um pouco de sua vida, das missas realizadas pelo Nordeste e em especial no Brejo. No percurso da subida, estão espalhadas 15 estações de via sacra, com 62 estátuas que replicam o tamanho natural, feitas pelo artista Benjamim Carlos dos Santos, todas trabalhadas em concreto e estas, deixam ainda mais interessante o roteiro pelo Memorial. Ainda na via sacra, o caminho rumo ao topo, reserva ainda outro ponto merecido de parada, o cruzeiro construído em 1966 com imagem de Cristo, pintado pelo Francisco Brennand sobre azulejos.

Após a inauguração do Memorial Frei Damião, muitos visitantes já passaram por lá, pessoas de estados diferentes e até de fora do país, o que pode ser comprovado pelo livro de presença. Sejam romeiros ou apenas viajantes vale a pena embarcar nessa experiência e conhecer o memorial e toda sua arquitetura.

Casarão da Cultura e Centro de Documentação – Inundada por um ambiente de apego cultural no centro da cidade, o local abre espaço para as mais diversas manifestações em um só lugar, possuindo quatro compartimentos dedicados à arte, história e memórias de personalidades guarabirenses.

O Casarão abre todos os dias das 8h às 12h e das 14h às 18h, nos sábados o horário é diferente, sendo das 8h às 12h e nos feriados está sempre fechado. Agendamento: (83) 98704-8068

Memorial Augusto dos Anjos (Sapé) – Nascido em Sapé, conhecido por sua obra ‘Eu’, poeta e símbolo do município, Augusto dos Anjos é lembrado, homenageado e sua memória segue sendo disseminada em Sapé e para todos os visitantes.

O Memorial Augusto dos Anjos teve suas portas abertas em 2006 e passou a ser um expressivo ponto turístico de visitação. Nele, se pode contemplar pertences do poeta e da família, bem como aspectos de sua vida e preciosas cópias de documentos originais anexadas em uma biblioteca.

Aos turistas, o espaço de visitação vai além, e podem ter acesso à capela, local que Augusto foi batizado e apreciar o contato com o conhecido pé de tamarindo, a árvore da inspiração de muitos poemas, incluindo o celebre “Debaixo do tamarindo”.

As visitas ao Memorial são direcionadas por guias credenciados e precisam ser agendadas previamente.

Horários de visitação: Terça-feira à sexta-feira: 08:00 – 16:00
Sábado, domingo e feriado: 08:00 – 12:00.

Ingresso
– O Valor cobrado pela visitação é de R$ 2,00. (dedicado a manutenção)

Memorial Augusto dos Anjos: (83) 99371-4929 (WhatsApp)

Valter Júnior: (83) 99421-3010 (WhatsApp)

Gastronomia

Onde comer?

Restaurante Sabor Camponês – Restaurante Rural

Localização: Sítio Caboclo – Pb 057 sentido Guarabira/Aracagi

Horário de funcionamento: Segunda à Sábado das 11h30 às 14h30 – Domingos das 11h30 às 16h.

Cultura

Composta de alguns equipamentos que ressaltam a cultura e sua importância de existência, principalmente objetivando enobrecer a própria cidade e sua história, a Arte Naif é fortalecida em Guarabira tornando-se ponto característico e uma das principais expressões culturais da cidade.

Os artistas e suas pinturas se expandem internacionalmente, deixando de ocupara apenas o cenário local. São oito artistas que difundem a cidade por meio da arte, ressaltando o cotidiano, os movimentos culturais e a história de Guarabira, com traços lúdicos e bem coloridos, o que é peculiar do estilo da Arte Naif.

Na busca de ser reconhecida como celeiro de notáveis artistas desse gênero de pintura, Guarabira já sediou o Festival Internacional da Arte Naif – Fian, reunindo 103 artistas de mais de 13 países, sendo considerado o maior evento do Nordeste. Algumas obras foram doadas para o festival e serão expostas no museu da cidade, este que é o único de Arte Naif do país.

A cidade apresenta outros equipamentos culturais, como a exemplo o Casarão da Cultura, a Galeria de arte Antônio Sobreira, o Casarão do Artesanato, o Centro de Documentação e alguns outros instrumentos que buscam fortalecer a cultura de Guarabira.

Aconchego

France Hotel

Localização: Av Antônio Paulino Filho s/nº- Areia Branca.

Horário: 24 horas.

Telefone(83) 3271-2721 / (83) 98741-0665 (whatsapp)

Site: http://www.francehotel.com.br

Café da manhã | Wi-fi

Victor’s Center Hotel

Localização: Praça Cristo Redentor, 01 – Centro, Guarabira.

Horário: 24 horas.

Telefone: (83) 3271-2000.

Facebook – Victo’s Center Hotel.

Café da manhã | Wi-fi | Piscina externa.

Hotel Lucena

Localização: Av. Padre Inácio de Almeida, 327 – Bairro Novo.

Horário: 24 horas.

Telefone: (83) 3271-1214.

Facebook – Hotel Lucena.

1