Destino Brejo

Paraíba - Brasil
Top

Duas Estradas

O QUE ESPERAR EM DUAS ESTRADAS?

O Industrial Antônio José da Costa é considerado o fundador da cidade. Em 1903, o lugarejo chamava-se Vila Costa. O nome Duas Estradas originou-se do cruzamento da rodovia com a linha férrea. E em 1919, foi construída a primeira Capela do lugar, sendo reformada em 1963, constituindo-se depois em Igreja Matriz. O padroeiro da cidade é o Coração de Jesus.

Desmembrada do município de Caiçara, em seguida anexada a Serra da Raiz, Duas estrada só seria elevada à categoria de município pela lei estadual nº 2658, de 22-12-1961. 

“Casarões de ilustres moradores”

“Antiga Estação de Trem da Cidade”

Atrativos

Mirante e Cruzeiro – O Mirante de São Francisco foi construído em 2012 e está a 480 metros acima do nível do mar. Próximo ao mirante está o Cruzeiro da cidade, construído no século XX, na década de 1950. Do Mirante, é possível ter uma vista privilegiada de Duas Estradas, Lagoa de Dentro e a Serra da Raiz. Do cruzeiro, se vê a pedra Pão de Açúcar da cidade de Caiçara e Sertãozinho.

Segundo alguns moradores da cidade, em Duas Estradas morava o coronel Costinha. O dono de várias terras estava bastante doente e um de seus compadres preocupado com a saúde do amigo, fez uma promessa: se o coronel recuperasse a saúde, construiria um cruzeiro. O santo solicitado atendeu ao pedido do homem, o coronel melhorou e ele mesmo construiu o equipamento. Mas uma tragédia assolou a família. Um dos filhos do coronel faleceu e cruzeiro acabou sendo o local onde o corpo do jovem foi enterrado.

Engenho Imaculada Conceição – Cachaça Serra Limpa – A cachaça que nasceu em 1992 no Engenho Imaculada Conceição, vende atualmente 100 mil litros por ano em todo o território nacional e atribui a essa conquista, à extração do que a de melhor na cachaça, o coração, considerada a fração nobre.

De plantação orgânica e sem agrotóxico, não é praticada a queimada e a limpeza é feita manualmente, levada em carro de boi até chegar no engenho, isso, faz parte da preservação da tradição.

A Cachaça Serra Limpa é ganhadora de muitos prêmios, com reconhecimento em todo Brasil e também no exterior, o objetivo é produzir a melhor cachaça branca do país prezando sempre pela qualidade do líquido.

As visitações para acompanhar o processo no Engenho Imaculada precisam ser agendadas, com horário de funcionamento sempre das 14h às 17h, a entrada é gratuita com direito a degustação da Serra Limpa.

Telefones: (83) 3277-1153 / (83) 98790-0445

E-mail: [email protected]

Estação Duas Estradas – Inaugurada em 1904 pela Great Western do Brasil a Estação de Duas Estradas se tronou atração turística e um ponto de lembrança para os moradores que tiveram a oportunidade de vê-la ativa. De forma oficializada, o local foi desativado em 09/07/1979 e já não se houve o barulho do trem sob os trilhos, desde o final do século XX.

A estação passou muito tempo sem receber reformas, mas sempre esteve de pé, até que ocorreu a restauração do local, estando assim, em ótimo estado depois de sua desativação.

Cultura

Com seis contos de réis, a Igreja Sagrado Coração de Jesus foi construída no ano de 1919. Os recursos foram próprios do Senhor Costinha, que decidiu iniciar a construção e levantar o prédio. A esposa de Costinha foi quem escolheu o nome do padroeiro, pois tinha devoção pelo sagrado coração.

A primeira missa que foi realizada na igreja, foi celebrada pelo padre Aprígio Espínola e utilizou do idioma latim, para dirigir a celebração.

Rua da Matriz – Duas Estradas.

Aconchego

Pousada Aconchego

Localização: PB081 – s/n. Centro de Duas estradas (24h).

Contato: (83) 99397-3393(whats).

email: [email protected]

Café da manhã regional das 6h30 às 9h30.

0