Destino Brejo

Paraíba - Brasil
Top

Borborema

O QUE ESPERAR EM BORBOREMA?

A ocupação das terras onde hoje se localiza o município iniciou-se em 1912 com a aquisição de terras pelo advogado José Amâncio Ramalho, vindo da cidade vizinha de Araruna – PB. Ramalho construiu um açude e depois uma hidrelétrica que forneceu iluminação às cidades de Pilões, Serraria, Solânea, Bananeiras e a própria Borborema até 1962. Posteriormente, instalou uma despolpadeira de arroz e um fecularia. Isto deu origem à vila de Camucá, que originaria a sede do município. Em 1913, o trem chegou à região, ajudando a consolidar o povoamento, que se expandia graças à agricultura. Na década de 20, foi construída da igreja de Nossa Senhora do Carmo. José Amâncio Ramalho, muito empreendedor, teve a preocupação de contratar um engenheiro para planejar a cidade. Com isso, as ruas são todas largas e com mão e contra-mão completamente separadas por canteiros de árvores, e as ruas são feitas em blocos todas com saídas distintas. Logo após a vontade de emancipar-se tomou conta dos grandes homens da vila que recebeu dentre outros nomes: Camucá, Borborema, Boa Vista e por fim Borborema.

“Casa de José Amâncio”

“Visitação de Museo Municipal de Borborema”

Atrativos

Museu Municipal de Borborema – Criado em novembro de 2009 abriga cerca de 90 peças entre registros fotográficos da fundação da cidade, mobiliário e utensílios domésticos doados pelas primeiras famílias da cidade e réplicas dos pontos turísticos da cidade, como a fecularia de José Amâncio, a estação do trem e o trem do século XIX.

O prédio do museu funciona o armazém da Great Westnay of Brazil Company (1913). O prédio onde é a prefeitura hoje, funcionava a estação de trem no século XX. A ferrovia contribuiu para o desenvolvimento da cidade, haja vista que até 1913, todo o material que entrava e saía da cidade era transportado por mulas. Além de turistas, escolas também visitam o espaço para aprender sobre a história de Borborema.

Rua Pedro Moreno Gondim, s/n – Centro.

Telefone de contato: (83) 98807-3878 / 99946-7160.

Funcionamento: do domingo à sexta durante a semana de 7h à 12h e na sexta e domingo manhã e tarde das 7h às 12h e das 13h30 às 16h30.

Túnel Serra da Samambaia – Construído em 1913, o túnel liga Borborema à Pirpirituba e Guarabira. Esse é o segundo túnel mais antigo em formato de curva do Brasil. A história conta que na construção na estrada e túnel férreo de Great West morreram mais de 30 homens.

O túnel foi construído para beneficiar o comércio de José Amâncio Ramalho, que na época, por ele passava o trem carregado de mercadorias, como: café, fécula de mandioca, arroz, rapadura e fécula de milho, os excedentes desses produtos seguiam para a Inglaterra. O túnel tem uma extensão de aproximadamente 50 metros.

Local: Espaço público

Cachoeira Boa Vista de Camucá – A cachoeira fica localizada no Sítio São Cristovão é aberta para visitação. O melhor período para visualizar a cachoeira cheia são nos meses de junho e julho e janeiro e fevereiro. O período em que a cachoeira está com menos água é de setembro a janeiro. O local também é ponto de rapel. A descida com pequena parte em negativo tem 22 metros. A aventura é ofertada sob agendamento prévio pela empresa de Bananeiras, Brejo Adventure.

Alexandre Belarmino e Washington Cirne – Brejo adventure

Telefone: (83) 99855-9197

Instagram: @brejoadventure

Facebook: @brejoadventure

Cachoeira do Roncador – A cachoeira está na região de Caruatá, a 9 Km do centro de Borborema. O acesso à cachoeira pode ser feito uma parte de carro ou quadriciclo e outra parte em caminhada. O melhor período para visitação é quando a cachoeira está cheia, que são nos meses de junho e julho e janeiro e fevereiro. O período em que a cachoeira está seca é de setembro à janeiro. Não há cobrança para entrada. A maior movimentação são aos finais finais de semana.

Local: Espaço público

Casa de José Amâncio – José Amâncio foi o fundador da cidade de Borborema. Homem visionário e comerciante forte. A casa onde morava foi construída na rua Artur Tinoco Filho, nº 76. Conhecida como a casa branca, levou quatro anos para ficar pronta, de 1912 a 1918. Em frente à casa foi erguida a igreja matriz da cidade Nossa Senhora do Carmo, na década de 30, à pedido da esposa de Amâncio, Luzia Ramalho, que era devota de Nossa Senhora do Carmo. Da casa era possível visualizar todos os eventos religiosos ocorridos na igreja.

Endereço: Rua Artur Tinoco Filho, nº 76

Informações: 83 9.8807-3878 / 9.9946-7160 (Albaniza)

Gastronomia

Restaurante e Bar do Roncador – Maria de Lourdes Gondim.

Localizado na entrada da cachoeira do Roncador.

Horário de funcionamento: das 7h às 17h de quinta à terça.

Telefone de contato: (83) 98677-0977

Facebook: Bar e Restaurante Central Da Cachoeira

Instagram: @cachoeiradoroncador

Cultura

O turista vivencia a cultura nordestina participando da produção artesanal da farinha de mandioca, degustando também o beijú, que é feito na hora. No atrativo, os turistas ainda experimentam licores de jabuticaba, maracujá, jenipapo, laranja e banana e tem contato com as cuias, objetos originais de medição da quantidade de farinha vendida. As peças da casa da Farinha são originais com mais de 100 anos, como a prensa e o rodeto.

Muitos idosos participam da produção e lembram da infância. Além da farinha e licores, produzem tapetes, bordados em ponto cruz, ponto russo, vagonite. Seis irmãs e três irmãos fazem parte da Pura arte.

Horário de funcionamento: finais de semana e feriados das 8h às 19h e sob agendamento.

Endereço: Rua José Percílio de Moraes, 20.

Elenice Ferreira – proprietária da casa de farinha

(83) 99201-9855 Elenice Ferreira || 99909-3109 Edmilson/Chopin.

Faceboook:  Pura Arte Ferreira.

O casal morador da cidade de Borborema, Mildo e Neide, produz um artesanato diferenciado feito da fibra da folha da bananeira, como: caixas, cestas, luminárias, arranjos, flores, anjos e velas.

Trabalha por encomenda

Telefones: 99640-7743 / 99640-0150.

Instagram @neidetargino76

Facebook: Neide Targino

Endereço: Rua Flávio Ribeiro, 153 – Centro.

Aconchego

Pousada Nossa Senhor de Lourdes

Rua Eduardo Felipe, s/n | Conjunto Nova Esperança na chegada da cidade.

Contato: (83) 99699-0026 (whats) Elenilda Nascimento.

1